quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Atividade física ao ar livre - Cuidados


Resultado de imagem para fotos de corrida

Estamos chegando na época onde o calor predomina em todo esse nosso país tropical. Verão, mar, praias lindas convidando para vários prazeres, inclusive os esportivos. É um periodo onde temos a condição de usarmos menos roupas, corpos mais a mostra e, por consequência, vaidades mais acentuadas, o que exige, muitas vezes, tomada de providências por parte das pessoas, principalmente no que se refere à estética. Chegamos na questão: corpos rotulados como ideais devem já estar em processo ou definitivamente " talhados " para o período. Nós profissionais da área da educação física temos o dever de alertar nossos alunos e  à população em geral nessa delicada relação que se estabelece entre o astro rei que bóia lindo no céu, durante o dia, com nosso desejo de obtermos aquele corpo "sarado" : observem que o perìodo MENOS INDICADO para realizar atividades físicas, principalmente se elas forem de duração superior a 80 min ( 1h 20)situa-se no horário mais perigoso das 24h, ou seja, entre 11h da manhã e 13h da tarde, com pico extremo ás 12h (horário solar).

Trata-se de um momento do dia onde a incidência de  sol é muito intensa e, por consequência do acréscimo de exercícios, se torna extremamente perigosa caso não sejam tomados alguns cuidados básicos. Primeiramente a hidratação. Geralmente quem corre, portanto executando um trabalho aeróbico, tem já por contingência da atividade uma intensa queima calórica concomitante com uma perda eletrolítica imensa, ou seja, além de água, perde-se também sódio, potássio, magnésio, cloro, enfim componentes sólidos do sistema orgânico que são de suma importância na contração de toda a musculatura. Eles devem ser mantidos no sistema durante a prática ou , pelo menos, diminuída sua perda e isso é possível mediante contínua ingestão simplesmente de água. Antes, durante e depois do exercício.

Num segundo momento de reflexão aconselho sempre antes das atividades um bom alongamento específico ,bem como no final igualmente,  para aqueles músculos que trabalharão mais intensamente e com duração de, no mínimo, 20" em cada posição estática. Esse preparatório eu chamo também de profilático (preventivo), pois vai distensionar a musculatura em questão para que as contraturas possíveis do esforço sejam minimizadas.
Num terceiro  ponto, que obrigatoriamente nos remete ao momento anterior ao começo da corrida/ caminhada: trata-se de ser obsevado o peso anterior ao início da atividade e o posterior á mesma:  para cada 100g de peso perdido deve ser reposto em torno de 100 ml de água. Para ficar de forma mais prática, por exemplo se uma pessoa perde 1 kg durante a corrida, aconselha-se a ingesta de mais ou menos 1,5 litro de água em até 6 h após o fim da atividade. Se você puder, pese-se antes e depois do exercício. Acrescento uma outra situação peculiar e de especial relevância, qual seja a de que caso a atividade chegue próxima ou superior a 1h 30 min de duração, obrigatoriamente o praticante DEVE fazer uso dos tradicionais repositores hidricos que existem no mercado (ex. Gatorade/ similar ou ainda a deliciosa água de côco ).

Para finalizar, concluo numa referência meio que óbvia mas necessária: evitem de sobremaneira, portanto,atividades intensas ao ar livre em horários próximos ao meio dia, principalmente com sol forte. Primem pelo início da manhã ou final de tarde, onde o organismo não sofrerá uma agressão tão intensa nem se sujeitará aos castigos do sol escaldante, que mesmo tão importante e necessário, pode trazer consequências nada agradáveis para aqueles que gostam de manter sua saúde e bem estar.