segunda-feira, 13 de abril de 2015

ATIVIDADE FÍSICA NA 3ª IDADE





Nos dias de hoje notamos de maneira bem acentuada a presença marcante dos idosos na nossa sociedade, fazendo coisas que até uns anos atrás poderíamos conceituar como incomuns. Exemplos ?
Caminhadas, corridas, exercícios frequentes e intensos, AVDs (Atividades da Vida Diária ) de grandes responsabilidades, como cuidar de netos, levando-os para lá e para cá, até de carro invariavelmente, fazendo compras, andando de ônibus, transitando em locais de grande movimento de carros e pessoas,  enfim, uma gama considerável de participação e atividades para pessoas que, segundo alguns critérios vigentes, deveriam estar tricotando em casa ou jogando damas nas praças. Isso se deve, caros leitores, ás novas e revolucionárias conquistas dessa faixa etária que cada vez mais adquire condições de participar e manter-se ativamente presente na nossa sociedade, muito em função de consideráveis conceitos derrubados por sua força. Entende-se idoso aquela pessoa com 60 anos ou mais. O número de indivíduos que temos contato com idades superiores a essa é incontável, sem falar que são extremamente ativos e integrados, como nos comprova o dia a dia, tanto nos lugares comuns quanto nos direcionados ás atividades físicas.

Essas ponderações que faço nos remetem a uma verdade que cada vez mais se concretiza no nosso cotidiano : o público idoso é um filão que deve, a cada dia, ser mais e mais explorado do ponto de vista da atenção e cuidado no que se refere incremento de saúde, auto estima, condicionamento físico amplo, busca e conscientização de capacidade enorme de autonomia e independência por parte deles e por aí vai. . . Cabe a nós profissionais da área da saúde estarmos sempre alertas e dispostos a colocar nosso conhecimento em prol de tamanho apelo. Temos a obrigação de conscientizarmos as pessoas sobre a importância de fazermos nossos idosos mexerem-se, em atividades variadas( não somente as aeróbias, tão apregoadas tempos atrás) mas também aquelas que envolvem força muscular localizada, haja vista a extrema necessidade que estruturas corporais mais envelhecidas tem de manterem seu tônus ativo e intenso.

Uma referência que julgo importante ressaltar é o benefício que várias nuances orgânicas, fisiológicas, endócrinas, musculoesqueléticas, enfim, acarretam para nossos vovôs e vovós, submetidos a um programa sério e bem estruturado de atividade física. Melhora da capacidade aeróbia( corridas, caminhadas, hidroginástica ), incremento considerável da sustentação e força muscular com musculação, por exemplo ( exercícios com peso moderado ), enfim, elenco apenas alguns enfoques que podem ser dados para que tudo mais de incremento saudável diário venha até eles em decorrência de uma prática sistemática e saudável.