segunda-feira, 20 de abril de 2015

MUSCULAÇÃO NA 3a IDADE


Imagem relacionada


Esse é um dos tabus que, a cada ano transcorrido,diminui sua intensidade e faz crescer o número de praticantes. Se associou durante muitos anos a prática da modalidade com corpos esculturais, jovens, performáticos, etc. Esse conceito caiu! Não existe mais ! O idoso agora se faz cada vez mais presente em nossas academias, piscinas, quadras, enfim, na atividade física como um todo e, em especial, na com pesos. Os benefícios são incontáveis e venho, por força desse post, elencar alguns que julgo importantes.

Primeiramente a autoestima: aquele que em tempos atrás poderia estar fadado à  ¨Cadeira do Vovô¨agora está na Cadeira Extensora!! Inserido fortemente no contexto social e esportivo, dentro das suas limitações, é claro. Força, equilíbrio, dinamismo, suporte e condições de encarar um dia a dia cada vez mais proveitoso são fatos. Com a prática constante, reduz-se consideravelmente a incidência de osteoporose e aumenta-se muito o tônus muscular. Pressão arterial  e gordura são fatores orgânicos que reduzem drasticamente quando programas adequados são seguidos, devendo sempre terem o acompanhamento de um profissional da Educação física.

Portanto, pessoal, vamos manter nosso incentivo aos vovôs para que não deixem de praticar sua atividade física orientada. Meu papel é mostrar sempre os benefícios de tais práticas, concomitante ao fato de estar sempre disponível para esclarecimentos, certo !? Grande abraço e até breve.